Tecnologia, código, networking e muita novidade!

25/Maio/2019 - Jaboticabal-SP

Sobre o evento


Em 2019 acontece a quinta edição do maior encontro de tecnologia da região na cidade de Jaboticabal no interior de São Paulo. A ideia de realizar um grande evento de tecnologia em Jaboticabal surgiu da carência de eventos desta categoria na região. O Tech Interior nasceu como uma alternativa para estudantes e profissionais das áreas de TI, com a finalidade de trazer novidades e os grandes nomes do cenário nacional de tecnologia.

Foto por: MARCO AURÉLIO ESPARZ

Palestrantes


Palestrante
Carlos Hulot
Palestra: Transformação Digital

Carlos Hulot é graduado (B.Sc.) em Física pela Universidade de São Paulo e possui título de Ph.D. em Ciência da Computação e Eletrônica pela Universidade de Southampton no Reino Unido. Ele atua na indústria de tecnologia há quase 30 anos, tendo passagens por empresas como Royal Philips Electronics, PriceWaterhouseCoopers, Itaú e Microsoft, além de ter participado de várias startups. Assumiu a posição de Diretor na SiplanControl-M em Junho de 2016. A sua experiência profissional é bem diversificada, incluindo atuações em arquitetura e desenvolvimento de sistemas de software, gestão de projetos, gestão de produtos e marketing, pesquisa e desenvolvimento, cientista, além de experiências acadêmicas na USP e na FEI.

Palestrante
Rafael Mariano
Palestra: ReactJS em ação

Sou desenvolvedor frontend, síndico do Brazil, terraplanista e aspirante à historiador. Atualmente eu sou líder técnico de frontend na Arquivei especialista em Javascript Universal/Isomorphic e React com Redux.

Palestrante
Luigui Delyer
Palestra: Inteligência Artificial + Visão Computacional no front, em que ponto estamos?

Front e GeoDev, especialista em VueJS, Vuex, SASS, Pug e Atomic Design. Trabalho ativamente com ArcGISJS, TensorflowJS, A-Frame, WebVR e ThreeJS. Ativista de Software Livre, representante da Mozilla no Brasil, já participei de diversos eventos pelo país falando sobre tecnologias web. Apresento um podcast chamado 'Elemencast' cujo tema é desenvolvimento web, faço parte da comunidade VueJS in Rio e organizo o RioJS.

Palestrante
Fernando Seguim
Palestra: Usando BDD para melhorar a qualidade dos seus testes

Desenvolvedor .NET na ESX. Sou entusiasta em engenharia de software, desenvolvimento ágil e empreendedorismo. Também me interesso por cervejas, café e universo de super heróis, em especial o universo Marvel. Estou no mercado de tecnologia há 10 anos, antes como consultor de processos e atualmente como desenvolvedor de sistemas. Acredito no poder que as comunidades de tecnologia possuem para impactar positivamente a vida das pessoas. Sigo o lema "vivendo e aprendendo" em quase tudo o que faço!

Palestrante
Cleber Lopes Campomori
Palestra: Programação funcional: o que é isso?

Cleber Campomori atua como líder de conteúdo e autor na TreinaWeb, sendo responsável por cursos nas trilhas .NET, Java, bancos de dados e outras. É graduado pela Faculdade de Tecnologia (FATEC) como Tecnólogo em Bancos de Dados e pós-graduado em Projeto e Desenvolvimento de Aplicações Web pela UNIFATEA. Também é profissional MCSD (Microsoft Certified Solutions Developer) na trilha Web e MS Specialist em HTML5, CSS3 e JavaScript. Já atuou em projetos de grandes empresas e organizações como Claro, TIM, Vivo, Multiplus, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Johnson & Johnson.

Palestrante
Carlos Ribeiro
Palestra: Uma introdução aos testes automatizados para Web

Desenvolvedor de software há 9 anos, formado em Engenharia da computação pela Uniara, atualmente trabalhando na GirlCrew. Focado atualmente em desenvolvimento backend com Ruby. Entusiasta de temas como Continuous Delivery e Cloud Computing. Organizador do OpenSanca.

Palestrante
Juliano Custódio
Palestra: Xamarin.Forms - Do zero a publicação

Microsoft MVP, Software Developer na empresa Algorama, faz parte da lista de autores do Planet Xamarin, fundador da comunidade Xamarin Sorocaba, palestrante e escreve artigos sobre Xamarin em seu blog.

Palestrante
Renata Dozzi Tezza
Palestra: Coloque no seu currículo um super diferencial competitivo: saber CONVIVER!

É Tecnóloga em PD pela FATEC Taquaritinga (1997) e Mestre em Agronomia/Genética pela Unesp Jaboticabal (2008). Recentemente, certificada em Mentoria/Neuromentoria, Executive & Team Coach. Atuou profissionalmente em T.I. em um buffet no ABC Paulista, na Usina Bonfim (Raízen) e, nos últimos 18 anos em Bioinformática e Gestão de Qualidade de Biobancos, na Unesp Jaboticabal. Atualmente, é membro técnico da ABNT, na ISO 276 (Biotecnologia). Em paralelo à sua trajetória profissional, tem sido voluntária em projetos com impacto social, levando temas como conscientização em sustentabilidade ambiental, inovação e empreendedorismo, em iniciativas próprias ou de outros como brigadas da TerraCycle, Startup Weekend (Google for Startups) e Escola de Inovadores da Fatec Nilo de Stéfani (Agência Inova-Centro Paula Souza). Após 30 anos no mercado de trabalho, recém-criou a empresa SAPIUS Treinamento & Desenvolvimento Humano, abraçando como empresária uma de suas Missões de Vida, que é inspirar a transformação das pessoas com PAIXÃO.

Palestrante
Gabriel Bazo
Palestra: REDCap: Planejamento, Coleta e Gerenciamento dos Dados em Pesquisas Científicas

Sou Bacharel em Ciência da Computação pela Faculdade de Tecnologia Ciência e Educação (2012), curso mestrado em Ciências no Programa de Saúde da criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP onde realizo pesquisa sobre predição de nascimentos adversos com algoritmos de machine learning. Atuei por 5 anos como analista e mais recentemente fui colaborador de pesquisa no Departamento de Puericultura e Pediatria na FMRP.

Agenda


08:00 - 08:30
Café, credenciamento e abertura
Hora de tomar um café, pegar sua credencial e garantir o melhor lugar
Palestrante
08:30 - 09:30
Inteligência Artificial + Visão Computacional no front, em que ponto estamos?
Você já deve ter ouvido algo sobre inteligência artificial e machine learning mas já parou de fato pra pensar em produtos ou aplicações que podemos fazer utilizando TensorflowJS? Mostrarei a magia por trás deste framework e como alimentamos uma inteligência com vídeo ou fotos para extrairmos valor de objetos, formas e coisas que nunca pensamos antes.
Palestrante
09:30 - 10:00
Uma introdução aos testes automatizados para Web
Nessa palestra irei mostrar o que são e por que realizar testes, técnicas, tipos de testes e exemplos práticos.
Palestrante
10:00 - 11:00
REDCap: Planejamento, Coleta e Gerenciamento dos Dados em Pesquisas Científicas
O REDCap (Research Electronic Data Capture) é um método baseado em interface web gratuito e seguro de coleta e armazenamento de dados, pode ser usado em praticamente qualquer tipo de pesquisa, criado em 2004 na Universidade Vanderbilt, essa entre as 15 melhores dos Estados Unidos, possui como premissas ser de fácil utilização, rápido aprendizado sem conhecimento prévio e grande flexibilidade. Hoje o REDCap é utilizado em mais de 3000 instituições espalhadas em 128 países e soma mais de 600 mil projetos ativos.
11:00 - 12:15
Pausa para o almoço
Hora de repor as energias!
Palestrante
12:15 - 13:15
Xamarin.Forms - Do zero a publicação
Nesta palestra, vamos falar sobre o Xamarin.Forms, demonstrando como criar apps nativos para diferentes plataformas e detalhando todo o processo até a publicação nas lojas.
Palestrante
13:15 - 14:15
Coloque no seu currículo um super diferencial competitivo: saber CONVIVER!
Conviver é viver em companhia de outro ou outros. E no seu sentido lato, trata-se de um conceito relacionado com a “coexistência pacífica e harmoniosa de grupos humanos num mesmo espaço”. Tipo, a gente tem que aprender a “amar” os coleguinhas que encontramos todo dia no trabalho e até aquele usuário mais, digamos, difícil. Hummm, mas... é fácil isso? De jeito nenhum! A gente encontra pessoas difíceis pelo caminho! E muitas vezes conviver com esta galera representa um verdadeiro desafio que pode esgotá-lo, destruí-lo e tirá-lo do foco! Ou pode fazer você simplesmente crescer! A nossa rede neural “natural” tem uma plasticidade incrível! E você pode reprogramá-la para viver (e conviver) cada dia melhor!
Rafael Mariano
14:15 - 14:45
ReactJS em ação
Nos times de engenharia da Arquivei nós usamos uma série de tecnologias inovadoras. É realmente fácil escholher uma e sair usando, mas é difícil descrever quais são as suas vantagens. Nesta palestra eu vou introduzir o ReactJS e explicar qual é a arquitetura por trás desta ferramenta, quais são as funcionalidades mais importantes, como isso impulsionou a performance da equipe, e finalmente, porque escolhemos o ReactJS como nossa principal ferramenta de frontend.
14:45 - 15:45
Coffee Break!
Hora de tomar bastante café e fazer muito networking!
Palestrante
15:45 - 16:15
Usando BDD para melhorar a qualidade dos seus testes
O objetivo desta talk é apresentar o BDD (Desenvolvimento Orientado à Comportamento) e como essa aplicá-lo no seu dia-a-dia para melhorar a qualidade dos seus testes. Compartilho um pouco da minha experiencia, sobre como aplicado o BDD no meu dia-a-dia como desenvolvedor e os ganhos que tive ao passar a utilizá-lo com frequência e como isso pode afetar positivamente os resultados da companhia.
Palestrante
16:15 - 17:15
Programação funcional: o que é isso?
O que é, afinal de contas, o tal do paradigma funcional que todo mundo vem falando ultimamente? Nesta palestra, vamos discutir algumas características interessantes e o porquê de as linguagens funcionais estarem ganhando tanto mercado ultimamente. Toda essa análise será baseada no "braço" funcional do .NET: o F#, uma linguagem construída para ser majoritariamente funcional e que vem ganhando cada vez mais popularidade.
Palestrante
17:15 - 18:15
Transformação Digital
Atualmente algumas palavras estão no vocabulário popular tais “Transformação Digital” (Digital Transformation – DT), empresa exponencial, inteligência artificial (Artificial Inteligence - AI), aprendizagem de máquina (Machine Learning – ML), internet das coisas (Internet of Things – IoT) , blockchain, etc. Frequentemente se mistura os elementos tecnológicos (AI, ML, IoT, etc) como peças fundamentais e indispensáveis para a DT. O objetivo desta apresentação é desvendar de onde vem a hype e separar o que é marketing das empresas, e o que é realmente um movimento de caráter inexorável que vai transformar o mundo dos negócios. Mostrar que a tecnologia pode ajudar a acelerar empresas e como os estudantes/profissionais devem focar seu aprendizado das tecnologias adequadas para o futuro.
18:15 - 18:30
Encerramento
Agradecimentos, sorteios e o convite para o pós-evento

Inscreva-se já!


Patrocinadores


Diamante
SiplanControl-M

Ouro
Arquivei

Prata
2i Inovações Inteligentes

Onde será o evento?


Hotel Recreio São Jorge
Av. Carlos Berchieri, n°1
Jaboticabal - SP
Site: hoteljaboticabal.com.br

E-mail da organização: contato@techinterior.com.br